Fundamentais: Declaração dos Direitos Humanos da ONU e Convenção Coletiva

Palavra do Presidente

‘Democracia não são apenas direitos políticos iguais, a exemplo do direito de voto, mas também maior acesso à renda”

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá tem importantes documentos de cabeceira, entre eles, há dois que destacamos nesta edição, a Convenção Coletiva e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Começamos por aquele que no primeiro artigo diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Certeiro!

Documento feito no calor do final da Segunda Guerra Mundial e da vitória sobre as forças totalitárias da Europa, a Declaração dos Direitos Humanos influencia as constituições de muitas nações.

Quem ler os seus 30 artigos vai entender que o conceito de democracia não são apenas direitos políticos iguais, a exemplo do direito de voto, mas também maior acesso à renda. E aí, aproveitamos o gancho para destacar outro importante documento para o dia a dia da nossa categoria: a Convenção Coletiva.

Se hoje, após o desmonte da Reforma Trabalhista de 2017, conseguimos manter os direitos conquistados no passado, é graça a este importante documento. Mas como somos engajados socialmente e sempre pensamos no Brasil como um todo, questionamos: e os trabalhadores de outras categorias que não têm essa proteção? E quando um metalúrgico vai para outra profissão, pelos mais diversos motivos, como fica?

Por isso, essa Presidência defende e luta por um contrato coletivo nacional por meio de lei no Congresso que dê garantias fundamentais aos sindicatos. Mas, para dar o pontapé inicial, é preciso união. União entre as entidades sindicais, união entre os trabalhadores, união entre os movimento sociais. E já que é ano de eleição, não nos esqueçamos, trabalhador vota em quem defende melhorias para o emprego e a renda.

Conte com a luta do sindicato. O forte abraço da Presidência, sempre!