O Presidente

ADILSON TORRES DOS SANTOS (SAPÃO) nasceu no município de Caratinga, em Minas Gerais, no ano de 1971. Aos 07 anos mudou-se para Mauá, com a família, pai, mãe e o irmão, quando corria o ano de 1977.

O primeiro emprego registrado na Carteira de Trabalho foi no supermercado Carioca. Lá, trabalhou de 01 de março de 1988 até 31 de agosto de 1990.  Neste ano, Sapão torna-se metalúrgico, entra na Black & Decker, no dia 17 de setembro e segue até o encerramento das atividades da empresa na região do ABC, em 02 de janeiro de 1996.

Na sequência, em abril de 96, chega na Eluma (atual Paranapanema). Já atuando de maneira engajada na defesa dos companheiros e companheiras no chão da fábrica, é eleito cipeiro, atuando entre 1997 e 1998. No ano seguinte, em 1999, inicia o mandato de diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

De 2005 a 2019, segue como secretário administrativo financeiro do Sindicato. Na gestão seguinte, é o vice-presidente e acumula importantes cargos no movimento sindical. Faz parte da direção da Força Sindical Estadual, Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força e Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Neste ano de 2023, Sapão chega à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, com total apoio de diretores e do ex-presidente Cícero Martinha, após 33 anos de caminhada na luta em conquistar melhorias e defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Em sua posse como presidente, teve o privilégio de contar com a presença de lideranças sindicais de vários setores e políticos de diversos campos da esteira progressista e democrática. Ele é casado desde 2005 e pai de dois filhos.