89 ANOS VIVIDOS NAS PORTAS E DENTRO DAS FÁBRICAS, QUE RETRATAM UMA IMPORTANTE PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL

Palavra do Presidente

Desde 1933, os companheiros e companheiras vão para luta contra os impasses na vida dos trabalhadores, mobilizando campanhas importantes e históricas que fortaleceram o movimento metalúrgico e da classe trabalhadora de todo o país.

Para falar sobre as lutas, conquistas e campanhas desse combativo sindicato basta ampliar a visão a fim de captar os benefícios que a categoria obteve ao longo desses 89 anos de luta. Vitórias expressivas foram alcançadas, em muitas ocasiões, exigindo grande fôlego, resistência e inteligência de seus líderes, diretores e, sobretudo, a vontade e a entrega da categoria.

E assim, durante a sua aguerrida trajetória, de campanha em campanha, indo pra cima dos patrões, por meio de greves, acordos, e regulamentações foi desenvolvendo o seu papel: defender e orientar os seus trabalhadores e trabalhadoras. E dá-lhe comício nas portas de fábricas, soltando a voz e expressando as necessidades e as reivindicações.

O tempo mostrou que tamanho esforço valeu à pena. Exemplos dessa empreitada não faltam e olha que muitos dariam grandes manchetes de jornal como: “Empregados da Pirelli desfiam plano e param”, “Movimento Conquista Condução”, “Grevistas Acamparam na Otis Para Impedir Demissões”.

Parabéns, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, rumo aos 100 anos.