Departamento da Mulher

Luta por igualdade e respeito!

Num país marcado por uma profunda desigualdade de gênero, violência e preconceito contra as mulheres, é fundamental que, diante de todos esses enfrentamentos e desafios, as entidades fortaleçam o protagonismo feminino na sociedade.

Neste cenário, o Departamento da Mulher do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André adota postura de luta e apresenta os objetivos e as ações traçadas nesta pauta:

• atuação no combate pelo fim da discriminação salarial e profissional;
  • exigência de melhores condições de trabalho e realização de políticas públicas que garantam direitos sociais das mulheres;
  • abordagem de questões como licença-maternidade, amamentação, assédio moral e sexual;
  • realização de eventos e atividades que valorizam a força e a liberdade na vida sócio-econômica, política e cultural da mulher.

Em relação a desigualdade salarial, até hoje, as mulheres sofrem com salários desiguais mesmo quando desempenham a mesma função dos homens. Em algumas categorias, a diferença salarial é quase de 40%. No caso das profissionais metalúrgicas, elas ganham 36% a menos do que um homem, mesmo com mais anos de estudo, segundo os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados em 2021

DENUNCIE!

Coordenadora
Ilca Almeida

Links úteis

Caso a vítima precise de uma medida protetiva, ela pode solicitar por meio do aplicativo Maria da Penha Virtual, pelo telefone, no número 197, ou ir até uma defensoria pública.

Para denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180). Centre de Atendimento à mulher, “Lei Maria da Penha”