Departamento da Juventude

A atuação do Departamento da Juventude está focada em dois principais eixos: a organização dos jovens e o resgate das lutas históricas para mostrar à nova geração como a classe trabalhadora vem obtendo suas conquistas ao longo do tempo.

Se, hoje, uma das bandeiras do movimento sindical é a redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução salarial, é porque no passado houve mobilizações que resultaram na jornada semanal de 44 horas na Constituinte de 1988. Aliás, vale registrar que o Sindicato foi o pioneiro na mobilização por 40 horas semanais, ainda nos anos 90, e, graças a isso, há empresas na base em que essa jornada já é uma realidade.

Nos últimos anos, vem ocorrendo uma renovação na categoria metalúrgica com o ingresso de muitos jovens, o que torna a organização desses trabalhadores necessária, tanto para formar novas lideranças como para conquistar políticas voltadas aos jovens.

Coordenador / Adjunto
Lulinha / Thiago