SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA FEDERAÇÃO FORTALECE LUTA PELA IGUALDADE RACIAL NO MUNDO DO TRABALHO

Notícias Sindicais

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá fez parte da organização do importante ‘Seminário: Igualdade Racial no Mundo do Trabalho‘ realizado na quinta-feira (15), na Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo que, em parceria com a CNTM/ Força Sindical, Grupo Potências Negras e ASSESPRO, promoveu o evento.

Para o diretor-executivo do Sindicato, Lulinha, que fez a mediação do painel ‘Igualdade Racial na Indústria Metalúrgica – Perfil Sócio Econômico dos Trabalhadores’, o debate foi positivo. “É muito bom ver todo mundo engajado no mesmo caminho que é combater o racismo e a desigualdade racial. O objetivo agora é expandir tudo que tratamos aqui para os sindicatos, para os trabalhadores no chão de fábrica. Só assim avançamos nessa luta que é de toda sociedade. O nosso país ainda sofre com uma alta taxa de desemprego para a população negra, principalmente, para as mulheres negras”, refletiu o dirigente.

O diretor do Sindicato e coordenador do Departamento de Igualdade Racial, Pedro Paulo, também considerou o Seminário como um importante avanço. “Vejo essa discussão de maneira produtiva. Destaco o comprometimento dos presidentes dos sindicatos e da Federação em abraçar a nossa causa racial, a exemplo do presidente Eliseu, em propor a apresentação dessa pauta na primeira assembleia da Campanha Salarial neste ano.

UNIDOS CONTRA A DESIGUALDADE RACIAL!

Entre as lideranças políticas e sindicais, reforçando a importância da luta contra o racismo e da promoção da igualdade nas relações de trabalho, estiveram presentes os deputados federais, Orlando Silva (PCdoB), Vicentinho (PT ) e o deputado estadual Teonilio Barba (PT ).

No total, compareceram 180 companheiros e companheiras representantes de 41 sindicatos de metalúrgicos filiados à Federação. O Seminário também teve transmissão on-line para o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (que reuniu 200 pessoas acompanhando o evento) e para toda a rede por meio do Canal no Youtube da Federação.

“Sem nenhuma dúvida o Seminário impactou a todos os participantes e reforçou a consciência de todos para as questões relacionadas ao racismo existente de forma geral em nossa sociedade e, particularmente, no mundo do trabalho e em suas entidades de representação, os Sindicatos. Saímos do evento mais fortalecidos e atentos às questões colocadas e, certamente, com o compromisso de combatermos qualquer tipo de discriminação racial nas bases representadas por nossa Federação em suas ações sindicais”, declarou o presidente da Federação, Eliseu Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *