Vamos em frente! Sindicato encaminha as pautas de PLR para as empresas

Notícias Metalúrgicos Santo André

Objetivo é mobilizar para conquistar benefícios maiores para os trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá envia as pautas com as reivindicações de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para as fábricas. Com o aumento do custo de vida, puxado pela alta do preço dos alimentos, gás e combustível, conseguir ganho econômico para a categoria é a ordem do dia no sindicato.

Na avaliação do presidente Cícero Martinha, mesmo com as negociações cada vez mais difíceis, o sindicato tem fechado bons acordos. “A nossa expectativa é de avanço, mesmo nos dois últimos anos, quando enfrentávamos os piores momentos da pandemia, com as empresas se utilizando da crise do coronavírus para reduzir benefícios, conseguimos negociar de acordo com a necessidade dos trabalhadores”.

O presidente destaca a atuação para uma participação ativa dos metalúrgicos para combater metas abusivas e valores rebaixados. “A diretoria na base envolve os trabalhadores que acompanham a situação de cada empresa em relação ao nível de produção e qualidade dos produtos das fábricas”. E também reflete sobre o ganho do próprio empresário. “As empresas que têm conseguido sobreviver no mercado são aquelas que valorizam os trabalhadores na negociação de PLR, pois automaticamente ganham na produção e qualidade do material”.

O diretor vice-presidente Adílson Sapão comenta o processo de negociação, após a notificação do sindicato. “Há empresas que começam a agendar a reunião assim que recebem a pauta. Aí montamos a comissão de representação dos trabalhadores que é importante na hora de discutir as metas, pois é o entendimento de quem acompanha o dia a dia da fábrica”.

Sapão também lembra que a PLR, cada vez mais, é uma das principais expectativas dos metalúrgicos. “O trabalhador conta com um 14º salário, uma renda extra no orçamento. Por isso, o esforço por essa conquista é diário”.

Agora cada companheiro tem que se engajar na pauta para pressionar os patrões a negociarem as reivindicações. Somente com a unidade desta mobilização junto ao sindicato, a categoria conseguirá obter sucesso na PLR.