PARANAPANEMA: MESMO COM A EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL, SINDICATO CONQUISTA AJUDA DE CUSTO AOS DEMITIDOS

No final de 2022, a Paranapanema, em Santo André, demitiu 87 trabalhadores num dia e no outro entrou em recuperação judicial. Diante desta situação, o Sindicato, junto com os trabalha[1]dores, realizou uma série de protestos para amenizar os danos financeiros dos demitidos.

Como resultado desta mobilização, a empresa conversou com a diretoria do Sindicato e mais uma comissão de quatro trabalhadores, chegando à seguinte proposta: R$ 1.000 para cada trabalhador aposentado ou que tenha direito ao seguro-desemprego e R$ 2.000 para cada trabalhador que não for aposentado e sem direito ao seguro-desemprego. Em relação ao convênio médico, ficou estendido até fevereiro.

“A princípio a reivindicação era para que o vale e o convênio fossem mantidos até os trabalhadores começarem a receber os seus direitos, a empresa de início tinha proposto apenas um mês de convênio e um mês de vale alimentação. Conseguimos com muito esforço chegar a esses valores para amenizar a difícil situação desses trabalhadores”, conta o vice-presidente Adilson Sapão.