COPA DO MUNDO: NO PAÍS ONDE MORA O FUTEBOL, A ALEGRIA É NOSSA!

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá acredita na força social do futebol, que inspira toda uma nação, e no exemplo de vivacidade democrática na qual todos são aceitos, tem a chance de entrar em um time e exercitar o direito de cidadão.

Neste domingo, 20 de novembro, começou a 21º Copa do Mundo. O evento mundial é um espetáculo, marca vidas, divide épocas. Conquistas e derrotas ficam na memória de cada brasileiro e brasileira. Cada momento e cada fase da seleção também é um retrato do período histórico do país.

No Brasil, torcer pela seleção canarinho é uma diversão, uma grande festa  coletiva! Hora de agitar as bandeiras, fazer preces, pular e abraçar desconhecidos que gritam gol, num clima gigantesco de fraternidade.

É fato que o futebol é uma linguagem universal e aproxima as pessoas nos quatro cantos do mundo, mas aqui, vai além do esporte, torna-se uma autêntica manifestação da cultura popular, transmitindo desde conceitos como disciplina, espírito de equipe, perseverança até valores como amor e superação.

No nosso dia a dia, a bola rola na maior espontaneidade. O jogo é disputado nas ruas pela garotada, em traves imaginárias feitas de pedras ou chinelos, a brincadeira muitas vezes vira um campo de sonho para quem vê na habilidade com os pés a chance de mudar de vida, ganhar dinheiro e ajudar a família. Nas várzeas, nos campinhos, craques anônimos formam times e são estrelas de uma verdadeira paixão nacional.