ISENTAR PRODUTOS DA CESTA BÁSICA É FAZER JUSTIÇA SOCIAL

Conversa com a Sociedade

Companheirada, foi importante, absolutamente importante, a aprovação da Reforma Tributária na Câmara Federal, mesmo não sendo exatamente como reivindicamos no movimento sindical, apresenta ótimas modificações que devem melhorar o ambiente para negócios e atrair mais investimentos.

A desordem tributária está aí há mais de trinta anos, passando por períodos da nossa recente história, não é por acaso que a aprovação da Reforma Tributária foi tratada, devidamente, como histórica. Lembro que na Constituinte de 1988 se tentou criar o IVA, o imposto sobre valor agregado e não conseguiu.

Entre os pontos que vão estabelecer mudanças no dia a dia da população, com a simplificação dos impostos no país, principalmente, na vida da classe trabalhadora e das camadas de baixa renda, destaco a cesta básica com alíquota zero.

A desoneração da cesta básica era uma questão central e,  após críticas sobre um possível encarecimento, foi bem encaminhada pelo relator na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) que zerou alíquotas para itens que serão incluídos numa cesta básica nacional de alimentos, definida por lei complementar.

Por outro lado, deverá aumentar impostos de produtos que fazem mal à saúde. Uma aprovação que se projeta para o futuro do Brasil, não só para hoje. conseguiu. Vitória do governo Lula, vitória do Estado brasileiro, vitória de todos nós.