LULA ESCUTA E CONVERSA COM OS TRABALHADORES

Um encontro importante aconteceu na quarta-feira, 18 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília. A classe trabalhadora representada por centrais sindicais e lideranças do movimento sindical tiveram uma reunião com o presidente Lula e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Na pauta: a valorização do salário mínimo para recuperar o poder de compra, a regulamentação de trabalhadores por aplicativos, a estrutura dos sindicatos e a negociação coletiva.

Nesta oportunidade, medidas já foram tomadas como a criação de grupos de trabalho para discutir o salário mínimo. A fim de ampliar o alcance e a eficácia da volta da política de valorização do salário mínimo, Lula acerta ao reunir e dialogar com o movimento sindical.

Em 2022, o valor do salário mínimo era de R$ 1.212, o reajuste (de R$ 90) foi de 7,42% e ficou acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE), que em 2022 foi de 5,93%. Para 2023 o valor é de R$ 1.302,00, pelo menos até maio, podendo aumentar um pouco mais ainda neste ano. A administração federal informou que o dinheiro aprovado para cobrir este aumento não foi suficiente para o reajuste desejado de R$1.320,00.

A retomada da política de valorização do salário mínimo, não é só promessa de campanha, é a própria experiência do presidente Lula que, quando governou o país, fez uma regra para o cálculo do reajuste, em busca de aumentos reais, bem-sucedida, na época, na vida dos brasileiros. Estamos recalculando a rota e voltando a este cenário.

Conte com a luta do nosso Sindicato, o forte e fraterno abraço desta presidência e diretoria, sempre!