MESMO COM ATAQUES DO GOVERNO, SINDICATO BUSCA FORTALECIMENTO PARA CAMPANHA SALARIAL

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá inicia, nos dias 16 e 30 deste mês, assembleias empenhadas na conquista de aumento na Campanha Salarial para o bolso dos trabalhadores e trabalhadoras, além de melhorias nas condições de trabalho. A data-base da categoria é 1º de novembro e a expectativa é conseguir aumento real com reajuste acima da inflação, além do índice que até o momento, faltando dois meses (setembro e outubro), é 6,30% (estimada pelo INPC), bem como a manutenção de cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

Para o presidente do Sindicato Cícero Firmino Martinha é hora de organizar a luta. “O momento é de unidade, para além do avanço financeiro, manter os direitos históricos da categoria que foram vitórias significativas da nossa entidade que completa 89 anos.”

O vice-presidente do Sindicato Adilson Sapão também lembra que o sucesso das negociações em Campanha Salarial depende do envolvimento dos trabalhadores. “Assim, os metalúrgicos e metalúrgicas devem se mobilizar para que obtenhamos o reajuste e também a renovação das convenções coletivas. Este é um momento decisivo para organização da categoria”, reforça Sapão.

A campanha desse ano tem particularidades, com o Brasil a caminho das urnas para eleger novos representantes e uma inflação que segue sufocando a população que sofre com o encarecimento do custo de vida numa disparada do preço de alimentos.

Ao observarmos os supermercados, os carrinhos de compra estão cada vez mais vazios e os preços confirmam a impressão: no recente levantamento feito pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), o valor da cesta básica no Grande ABC chegou a R$ 1.141.01, em julho, a maior média histórica registrada. Os dados consideram 34 itens básicos para o consumo mensal de uma família de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças.

Confira as variações e o valor do INPC acumulado em 2022 até o momento: