Mulher: resistência, força e coragem

Leia o artigo do deputado federal Paulinho da Força para a edição especial de Março Mulher do nosso jornal

Mesmo com todas as dificuldades que enfrentam, as mulheres continuam lutando pelo seu espaço na sociedade, no mundo do trabalho e na economia. Durante a pandemia da covid-19, foram as primeiras ficarem desempregadas e aquelas que conseguiram se manter no emprego por meio do home office viram a sua jornada de trabalho triplicar. Não podemos mais aceitar que as crises econômicas sejam motivos para retrocessos nos direitos femininos.

Além das dificuldades relacionadas ao emprego e à renda, mulheres tiveram que enfrentar o aumento da violência doméstica. Para combater esse crime, me uni a outros parlamentares para a aprovação de leis mais duras contra os agressores e assassinos de mulheres.

Muito me orgulha dizer que o meu trabalho sempre beneficiou as mulheres, seja com melhorias em leis já existentes, como aumento do período da licença maternidade para todas as trabalhadoras, ou com novas conquistas. Também lutei pelos direitos das mães de prematuros para pudessem ser contempladas com a licença-maternidade após a alta hospitalar de seu bebê.

Votei favorável aos direitos das empregadas domésticas. Hoje, essas profissionais têm carteira assinada graças à luta de sindicalistas e de parlamentares defensores dos trabalhadores.

Outros direitos pelos quais lutei no Congresso também favoreceram as mulheres, como a multa de 40% do FGTS para trabalhadores demitidos sem justa causa. Este último será recuperado e já estamos lutando por isso.

Desigualdade salarial

Em algumas categorias, a diferença salarial é quase de 40%. É o caso das metalúrgicas. Só para se ter uma ideia da discrepância salarial, elas ganham 36% a menos do que um homem, mesmo com mais anos de estudos. Os dados são do Dieese, divulgados em 2021.

Essa é uma realidade que deve ser combatida e é o que tenho feito na Câmara do Deputados.

Acredito no poder da mulher na política, acredito na sua força e resistência para mudarmos o Brasil. Não à toa o Solidariedade e a Fundação 1º de Maio têm investido na formação política de centenas de mulheres.

Feliz Dia da Mulher!

Paulinho da Força