CONVERSA COM A SOCIEDADE: PETROBRAS CAMINHA AOS 70 ANOS E FOCA EM TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Conversa com a Sociedade Palavra do Presidente

No próximo dia 03 de outubro, a Petrobras completa 70 anos de fundação e, em celebração ao aniversário, o governo federal lançou na semana passada a nova campanha da estatal: “O Brasil é a nossa energia”. A divulgação será feita em TV aberta e por assinatura, rádio, jornal, nas mídias de internet e salas de cinema.

A Petrobras nasceu na década de 1950, depois de um longo período de lutas pela sua criação. Com a campanha “O Petróleo é nosso” que, aliás, teve a participação do nosso Sindicato nas mobilizações de rua, o objetivo era defender que o petróleo contido no subsolo brasileiro não fosse tomado pelo capital estrangeiro como fizeram com o pau-brasil, o ouro, diamantes e tantos outros tesouros da nossa pátria.

Lá atrás, o que estava em disputa era uma questão de sobrevivência nacional, considerando o Brasil um país de dimensões continentais que, na época, iniciava o seu processo de industrialização.

Um dos pontos fundamentais no desenvolvimento de uma nação é o controle de sua energia para uso interno, mantendo seus preços baseados nos custos de produção para garantir a pauta de crescimento que a sociedade pede.

Já recentemente, nos últimos governos, o que estava em jogo não era mais o desenvolvimento do país, mas o repasse do lucro gerado pelos trabalhadores para encher o bolso de acionistas mundiais.

Agora, com o governo Lula, podemos comemorar neste aniversário de 70 anos da companhia, a volta da Petrobras num ponto de equilíbrio, na qual atende as necessidades do povo brasileiro e não fica somente a serviço do capital.