SAPÃO: RENDA DO TRABALHO TEM MAIOR SALTO DESDE O PLANO REAL

Conversa com a Sociedade Palavra do Presidente

Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, neste último domingo, 10, informa que em 2023, a renda habitual média do trabalho dos brasileiros teve um aumento significativo, registrando o maior ganho desde o período do Plano Real.

Para quem não lembra ou não viveu nessa época, o Plano Real trouxe, naquele período, um forte aumento do poder de compra no país.

Vamos aos dados: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, cresceu 2,9 em 2023, a massa de rendimentos do trabalho teve um aumento real de 11,7% superando a inflação. Esse crescimento é quase o dobro do registrado em 2022 (6,6%) e representa o melhor resultado desde 1995.

“É dinheiro na conta do trabalhador e das famílias que

impulsiona a economia do país e melhora a vida do nosso povo.”

O levantamento também destaca que, quando o governo federal direciona recursos fiscais para programas voltados aos mais pobres, há um efeito multiplicador significativo, não somente na renda, mas também no emprego, colaborando desta maneira para a redução da pobreza e da desigualdade.

Isso é resultado de um governo comprometido com a justiça social. O presidente Lula fez a retomada da política de aumento para o salário mínimo acima da inflação (com ganhos para 26 milhões de aposentados do INSS), deu reajuste ao funcionalismo público federal e voltou com importantes programas sociais, a exemplo do Minha Casa Minha Vida e do Bolsa Família, que é citado na reportagem como a iniciativa que atinge quem mais precisa.

Permita-me, aqui, um destaque para o Minha Casa Minha Vida que é a ação mais representativa na luta contra a insegurança habitacional, levando o sonho da casa própria para a realidade de milhões de brasileiros.

São números que refletem o acerto e os esforços das políticas do governo Lula de estímulo ao crescimento e à geração de emprego e renda. É dinheiro na conta do trabalhador e das famílias que impulsiona a economia do país e melhora a vida do nosso povo.