SINDICALIZAÇÃO NAS FÁBRICAS: FORTALECIMENTO NA DEFESA DE DIREITOS E CONQUISTAS

Notícias Metalúrgicos Santo André

“Estão todos de parabéns, categoria, diretoria e o nosso trabalho de trazer novos sócios para o Sindicato. Estamos saindo da Marelli com 67 novos companheiros”, disse Andréia Paula para Mônica Hungria, às 4h30 da manhã, da sexta-feira, 29 de julho. Ambas trabalham na Sindicalização, visitando as fábricas de Santo André e Mauá.

Essa atividade na Marelli, havia começado um dia antes, na quinta-feira, 28 de julho, às 9h. Como toda grande empresa há três turnos de trabalho, por isso, a sindicalização, uma ação em conjunto com a diretoria, pode se estender por dois dias.

“O importante é ir e explicar como o Sindicato faz a diferença na vida dos trabalhadores. Normalmente, agendamos no período da refeição das empresas”, explica Andréia que há 20 anos está na entidade. “Tiramos dúvidas e esclarecemos como uma empresa na qual não se tem nenhum sócio dificulta a negociação, a reivindicação de PLR, vale-refeição, alimentação etc. e tal”, comenta Monica.

A ação de sindicalização é importante para permitir a manutenção da defesa dos direitos dos trabalhadores, além da luta por melhores condições de trabalho. “Tivemos nos últimos governos, uma escalada de ataques à classe trabalhadora, com a perda de direitos conquistados. Mas categorias, com sindicatos fortes e combativos, como a nossa de metalúrgicos, impediram uma maior retirada de direitos, com mobilização e organização, mantendo conquistas no Acordo Coletivo de Trabalho e na Convenção Coletiva”, argumenta  o diretor Rafael Loyola.

Para quem pensa que ser associado é arrumar briga com a empresa, Loyola responde que trata-se de um direito. “Ser sócio, ser sócia, do Sindicato é uma conquista, é lei!

Neste ano, por enquanto, até o fechamento desta edição, 358 novos companheiros e companheiras entraram para a entidade. Como bem disse o presidente Cícero Martinha, em recente editorial, no país em que todo dia uma Medida Provisória é votada e aprovada para nos prejudicar, nada é mais representativo na luta coletiva do que um sindicato que é valorizado e fortalecido com associação de trabalhadores e trabalhadoras.

Capa do jornal desta semana destaca as ações de sindicalização nas fábricas de Santo André e Mauá.