NEM ESTUDAM NEM TRABALHAM

Palavra do Presidente

A questão do trabalho e da educação são tratadas por este governo, não só no debate político eleitoral, mas durante esses quatro anos, numa esculhambação com a população brasileira. Quando analisamos as políticas e ações do presidente não encontramos nenhuma evolução nos empregos de qualidade e nem nos investimentos do ensino. Pelo contrário, é só retrocesso.

Nesta situação de descaso do comando do país, a juventude brasileira é uma das faixas etárias que tem sofrido muito e enfrenta dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Segundo os especialistas, há uma tendência no crescimento dos “nem-nem”, jovens que nem trabalham nem estudam. Em agosto, por exemplo, o Brasil apresentava 23% da população de 15 a 24 anos sem trabalhar e estudar, conforme um estudo da Organização Internacional do Trabalho. Sendo a média mundial do desemprego juvenil de 16,9%.

Em outro levantamento, do relatório Education at Glance 2022 (Olhar para Educação), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil é o segundo país com maior proporção de jovens entre 18 e 24 anos que estão sem emprego e sem estudos. Os dados apontam para 35% nesta situação, mais que no dobro da média dos 38 países membros da OCDE, além de Argentina, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul.  

É preciso criar condições para que os jovens tenham oportunidades de emprego e para que, quando entrarem no ensino superior, consigam terminar os estudos. Ações que não existem neste atual governo.

FALANDO EM TRABALHO

Como estamos a caminho de definir o futuro do país no próximo dia 30, é justo reconhecer  que no governo do ex-presidente Lula ascendeu a renda e a classe social de mais de 40  milhões de pessoas, aumentou o salário mínimo para o maior patamar em 40 anos, entre outros avanços para classe trabalhadora. Agora, nesta campanha, Lula também apresenta importantes propostas a exemplo da inclusão de direitos para os trabalhadores que estão em atividades informais.

Conte com a luta do nosso Sindicato. O abraço forte e fraterno desta presidência, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *