Na defesa das Mulheres, sempre!

Palavra do Presidente

Levantamentos mostram como o caminho a ser percorrido é longo na luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres

Esta edição especial do jornal traz várias pesquisas sobre a mulher no mercado de trabalho. Levantamentos mostram como o caminho a ser percorrido é longo na luta pela igualdade e pelos direitos.

O nosso sindicato, que não começou ontem no Brasil, por isso, historicamente, participou de tantas lutas, sempre defendeu a condição de emprego decente às mulheres.

E seguimos lutando por melhorias. Hoje, por exemplo, nós temos uma Convenção Coletiva com o Sindipeças que foca no bem-estar das trabalhadoras: licença maternidade por seis meses; garantia à empregada que sofrer aborto; garantia para a funcionária vítima de violência doméstica, com 30 dias de licença remunerada, entre outras cláusulas.

Ao focar no cenário econômico, não podemos esquecer que está na Constituição a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres. No entanto, a regra não é cumprida. Diante de tantas adversidades, a participação das mulheres na luta sindical, conscientes do seu papel político, e o compromisso do sindicato em reconhecer o protagonismo feminino, é fundamental para vencermos esses desafios.

Brasileiras e cidadãs

A luta pelo reconhecimento da cidadania política feminina completa 90 anos. Um marco histórico que não só inicia a participação da mulher na política, mas também um novo horizonte de expectativas a vigorar no Brasil.

Parabéns a todas as mulheres, em especial, aquelas que contribuíram pelo crescimento deste sindicato, assim como as que seguem presentes em cada passo, para novas conquistas, juntos somos mais fortes.

Contem com a luta do sindicato, sempre!