A MARCA DOS OPERÁRIOS NO BRASIL

Em 9 de julho é comemorado o Dia da Luta Operária quando é lembrada a greve de 1917 dos trabalhadores do setor têxtil contra salários precários e longas jornadas de trabalho que chegavam a 14 horas diárias. O levante da classe trabalhadora virou um marco na trajetória da identidade operária e sindical no Brasil.

Um processo de luta que continuou com os sindicatos conquistando vitórias que vão desde a Consolidação das Leis Trabalhistas até a política de valorização do salário mínimo.

No último sábado, 09 de julho, o ex-presidente Lula, o operário que comandou o país de 2003 a 2011 esteve em Diadema. Ao falar da expectativa das eleições, disse que será mais desafiador do que quando assumiu a presidência em 2003. “Vamos pegar o país pior, com inflação e o desemprego maiores. As categorias sindicais estão fazendo acordos menores que a inflação. E nossa solução é colocar o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda”.

Ao unirmos  o passado do movimento operário do qual o próprio Lula e tantas outras lideranças sindicais são frutos, com a caminhada atual de quem se levantado contra a miséria, inflação, desemprego e todo mal-estar social causado na população, encontramos o mesmo traço de luta dos companheiros operários que fizeram história.

INFLAÇÃO ALTA ARREBENTA O BOLSO DO TRABALHADOR

De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na sexta-feira, 08 de julho, pelo IBGE, a inflação puxada pelo preço dos alimentos, inflação de junho subiu 0,67%, após variação de 0,47% no mês anterior. É a maior taxa para um mês de junho desde 2018, quando ficou em 1,26%. No ano, a inflação acumulada é de 5,49% e, nos últimos 12 meses, de 11,89%.

Conte com a luta do nosso Sindicato. O forte abraço fraterno desta presidência, sempre!