ABRIL VERDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO; TRABALHADOR VENDE A MÃO DE OBRA, NÃO A SAÚDE

Conhecido como o mês de conscientização para prevenção dos acidentes de trabalho, o Abril Verde também relembra as vítimas, trabalhadores e trabalhadoras que morreram no local de serviço.

Há duas importantes datas no mês que simbolizam a campanha. Dia 28, o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, criado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2003. E o “Dia Mundial de Saúde”, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 7 de abril.

“Nesse sentido, é fundamental que todos participem dessa luta para conscientizar patrões, trabalhadores e a sociedade sobre ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, diz o presidente do Sindicato, Adilson Sapão.

Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho. “Quando você vê o número de pessoas que perdem a vida trabalhando, ou seja, que saem de casa para lutar pelo ganha pão da família e não voltam mais, fica nítido que o desrespeito as normas de vigilância e a ganância do capital estão prevalecendo sobre a vida”, reflete o diretor-executivo e coordenador do Departamento de Saúde do Sindicato, Lulinha.

CIPA É COISA SÉRIA!

A precarização do trabalho, embalada pela reforma trabalhista, tem colocado os trabalhadores brasileiros, cada vez mais, em risco. “Na maioria dos casos os acidentes acontecem porque o empresário não quer gastar para investir em equipamentos de segurança e no ambiente de trabalho”, avalia Sapão.

Para o diretor Lulinha, o momento é oportuno para destacar a importância da CIPA. “Para construímos Cipas fortes e combativas nas fábricas, é preciso que a companheirada vote com consciência em quem tem compromisso e responsabilidade.” Ele também reforça o papel do departamento Médico. “Nosso Sindicato é atuante em defesa da saúde do trabalhador, agindo com nosso médico do Trabalho, Dr. Tarcísio, nas duas pontas, tanto na orientação sobre as prevenções de doenças ocupacionais para evitar complicações, quanto após o acidente, abrindo CATs e conduzindo a situação pelo INSS, não desamparando em nenhum momento os trabalhadores.”

DEPARTAMENTO JURÍDICO: “TODA VEZ QUE UM DIREITO FOR VIOLADO, HAVERÁ REPARAÇÃO”, DIZ DR. MARCELO

Coordenado pelo diretor-executivo, Osmar Fernandes, nosso departamento Jurídico orienta e defende os trabalhadores na luta por seus direitos.

Dr. Marcelo Firmino, advogado do Sindicato, enaltece a atuação da entidade. “Com o auxílio e a competência do brilhante advogado, Dr. Raimundo Simão de Melo, seguimos empenhando na defesa da categoria. Lembramos que toda vez que um direito for violado, deverá haver uma reparação, pois conforme a nossa legislação vigente, aquele que, por ação ou omissão violar direito, ou causar prejuízo a outrem fica obrigado a reparar o dano”, afirma Dr. Marcelo Firmino.