MINISTRO DA PREVIDÊNCIA PEDE APOIO NA RECUPERAÇÃO DE DIREITOS DOS TRABALHADORES

Em evento com representantes das centrais sindicais, nesta segunda-feira, 30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que quer a parceria do movimento sindical para resgatar conquistas da classe trabalhadora, que teve direitos previdenciários prejudicados nos últimos governos, Bolsonaro e Temer.

No encontro, a Força Sindical e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) entregaram ao ministro um documento com reivindicações urgentes de aposentados e pensionistas. Entre os pedidos, a necessidade de criação de uma força-tarefa para diminuir a fila de 6,5 milhões de “tarefas pendentes no INSS”.

“Nós tínhamos um Ministério da Previdência, em 2014, 2015, com 35 mil funcionários, hoje são 19 mil, olha só o descompasso. A perícia médica, antes, era dentro do INSS, hoje é um departamento dentro do ministério do Trabalho, diminuiu a metade o efetivo. Mas tudo que é complexo será enfrentado com inteligência, trabalho e diálogo permanente. Vamos ampliar o Conselho da Previdência Social e eu quero todas as entidades sindicais como titulares desse Conselho”, afirmou Lupi.

O diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Osmar Fernandes, marcou presença no encontro, que contou com lideranças como o presidente da Força Sindical, Miguel Torres e o deputado federal, Paulinho da Força.