A CULPA DOS JUROS ALTOS QUE PRENDE A ECONOMIA DO BRASIL É DO BANCO CENTRAL

Palavra do Presidente

É inadmissível a desmedida taxa básica de juros (Selic), mantida pelo Banco Central a 13,75%, divulgada na quarta-feira, 22 de março. Ao decidir em seguir a alta taxa de juros, um verdadeiro boicote aos interesses econômicos do país, o BC atua contra o povo brasileiro, impedindo o crescimento da economia e geração de empregos.

Por que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, insiste nisto? Isto tem um custo. Num momento em que o país precisa de investimentos e que o orçamento é apertado, onde ainda tem milhares e milhares de brasileiros passando fome, Campos Neto tem obrigação de explicar a taxa de juros real do Brasil que é diferente do mundo inteiro.

Se não bastasse, por meio de um comunicado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central teve a canalhice de sinalizar que a Selic deve continuar alta por algum tempo e pode até ser elevada. É o fim da picada! O Brasil vive um dos seus maiores desafios que é sair das consequências caóticas do transtorno político que comandou o país nos últimos seis anos e ainda tem que enfrentar os sabotadores do Banco Central.

O QUE OS JUROS ALTOS FAZEM?

Quem vai assumir o risco de pegar dinheiro emprestado em um banco tendo que pagar juros tão altos pelo empréstimo?

A produção cai sem investimentos, o desemprego sobe e a economia paralisa. A atual taxa de juros está levando o Brasil para o grave risco de entrar em recessão econômica. Por isso, o movimento sindical, assim como outros setores, inclusive do empresariado, tem se mobilizado contra a manutenção de alta taxa de juros.

A responsabilidade dos juros é do Banco Central e alguns ainda, principalmente grande parte da imprensa, tentam atribuir o aumento dos juros às críticas que o Lula fez ao seu presidente. Não tem nada a ver e quem toma conta dessa autarquia federal é o Senado.

Conte com a luta do nosso Sindicato!