”NÓS VAMOS GANHAR ESTAS ELEIÇÕES”, DIZ LULA, CONVICTO, AO ANUNCIAR CAMPANHA PARA O 2º TURNO

Na segunda-feira, dia 03, logo pela manhã, o ex-presidente Lula postou uma mensagem nas redes sociais e disse estar vibrante, com os 57.259.504 votos recebidos e que vai ganhar a eleição. “A esperança do povo brasileiro me deixa muito emocionado. É por isso que digo para vocês que vou ganhar as eleições, para recuperar o direito do povo de ser feliz. O povo brasileiro precisa, merece e tem o direito de ser respeitado outra vez. Vamos em frente, bom dia”, registrou no twitter.

Já no domingo (02) à noite, com a confirmação da vitória no primeiro turno, Lula fez pronunciamento em agradecimento pela votação e destacou o começo imediato da nova fase da campanha. “Isso para nós é apenas uma prorrogação (…) É a chance de você amadurecer suas propostas e sua conversa com sociedade. É construir um leque de alianças, um leque de apoio”, disse antes de seguir para o encontro com o eleitorado na Avenida Paulista.

Ainda sobre o segundo torno, Lula afirmou que é a chance, pela primeira vez, de debater frente a frente com o presidente da República e ver se ele vai parar de mentir e comparar “o Brasil que ele construiu com o Brasil que nós construímos.” E destacou, “toda eleição que eu disputei foi no segundo turno, todas.”

Em relação à disputa em São Paulo, que além da disputa presidencial, terá Haddad lutando pelo governo do Estado. “O Haddad foi para o segundo turno e teremos uma parceria muito forte aqui. São Paulo será um grande palco de um confronto nacional e estadual. Um confronto de ideias, de projetos para sociedade”, disse Lula, finalizando o discurso em coro de esperança. “É o seguinte: a luta continua até a vitória final. Esse é o nosso lema.

CURIOSIDADE HISTÓRICA

Quem vai para 2º turno lidera mais do que precisaria para ganhar no 1ª turno

Um candidato à presidência da República precisa receber a maioria absoluta dos votos válidos para ser eleito em primeiro turno. Isso significa ganhar, pelo menos, 50% mais um único voto.

Lula recebeu 57.259.504 votos, o equivalente a 48,43%. Faltaram 1.855.395 ou menos de 2% dos votos para que o petista conseguisse se eleger no primeiro turno.