TUPY: SINDICATO E TRABALHADORES PROTESTAM E AVANÇAM EM NEGOCIAÇÕES DE VERBAS INDENIZATÓRIAS

“Pelos menos 70% do que temos a receber”, estava escrito em um dos cartazes segurados por trabalhadores da Tupy que, na quinta-feira, 06 de outubro, realizaram protesto em frente da fábrica, no Capuava, em Mauá. Em outro cartaz: “Demos o sangue para essa empresa e recebemos um tapa na cara”.

Em meio à manifestação, os companheiros esclareceram que, após o anuncio de fechamento da unidade, na as alternativas colocadas pela empresa não atendem a situação de funcionários com doenças obtidas em trabalho dentro da fábrica.

Segundo o secretário administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Sivaldo Pereira (o Espirro), a mobilização da categoria já surgiu efeito. “A empresa aumentou em três salários nominais, seis meses de licença médica, seis meses no vale compra de 1.200,00 cada um, para os companheiros que estão fazendo acordo.” Espirro também esclarece pontos do pagamento. “Não tem desconto de  Imposto de Renda no que diz respeitos às são verbas indenizatórias. Já no caso dos três salários, por ser verba salário terá Imposto de Renda.”

Esse avanço, conforme explicação do departamento Jurídico do Sindicato, que segue auxiliando a categoria, será formalizado no acordo, junto com a empresa e registrado no Ministério do Trabalho.