PLANETA ÁGUA, DEPENDE DE TODOS NÓS

Nesta quarta-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Água, Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser celebrada no ano seguinte, em 1993.

Para lembrar essa importante data, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá reforça, com esta edição do jornal para os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas, a conscientização que acontece nos quatro cantos do mundo, sobre a importância desse recurso natural que mantém a vida no planeta.

Voltando à histórica Conferência das Nações Uni[1]das, realizada em Dublin, capital da Irlanda e que deu o pontapé inicial na urgência em debater os impactos sociais e vitais dos recursos hídricos, lá formulou-se os princípios básicos para a gestão da água no século 21: “A água é um recurso finito e vulnerável, essencial para manutenção da vida, do desenvolvimento e do meio ambiente” e “a água tem valor econômico para todos os seus usos como um bem econômico”

Para o presidente do Sindicato Cícero Martinha essas considerações apontam como é essencial reconhecer o direito prioritário e básico de todo ser humano a ter fornecimento de água potável e saneamento a um preço acessível. “Enquanto recurso natural, a água precisa ser usada de forma adequada para garantir a vida das futuras gerações, além desse impacto na Terra, não podemos esquecer da água como um bem jurídico, econômico e social. Por isso, manifestamos a necessidade de proteção e preservação das nascentes”, analisa Martinha