ÁGUA, TEMPOS DE DESAFIOS

A água é a condição de vida na Terra. Dela dependem a não só a nossa existência, mas também o desempenho de economias regionais, mundiais e do desenvolvimento da humanidade. Portanto todas as medidas de governo, políticas públicas, tecnologias e ações que possam conservar e reciclar a água, ampliar o reuso, tratar os resíduos e controlar a poluição são fundamentais para o futuro da vida no planeta

E para esse futuro, é de extrema importância a mobilização da população que em geral, necessita de maiores informações sobre a gravidade do cenário de um mundo com falta de água, desde os impactos econômicos até a saúde pública

Neste momento, a água, esse bem que deveria ser de todos, foi capitalizada e tornou-se fonte de lucros que abastecem multinacionais milionárias. Denunciamos isso, hoje, a água da torneira é cada vez menos potável, a água da fonte virou mercadoria engarrafada.

Um recente exemplo dessa ganância são as tristes cenas da tragédia em São Sebastião, com pessoas desamparadas, chorando pelos parentes mortos e pelas casas destruídas, e um litro de água sendo vendido por R$ 15 e 12 garrafas de 500 ml por R$ 93.

Mais que nunca é preciso ter atitude socioambiental em relação ao uso da água, valorizando e se engajando em lutas pela preservação dos recursos hídricos. É necessário mais investimentos em conhecimento sobre a água, principalmente na diversificação de tecnologias de tratamento, bem como na conservação e recuperação de bacias e mananciais.

Conte com a luta do nosso Sindicato!