SAPÃO: EFEITO LULA: DESEMPREGO CAI E RENDA SOBE

Na semana passada tivemos boas notícias sobre a nossa economia que refletem no bolso dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. O desemprego no país é o menor desde 2014, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, para um trimestre encerrado em abril (8,5%). Ao mesmo tempo, o rendimento médio mensal subiu 4,7% em um ano, alcançando R$ 3.151. Os dados foram divulgados na quarta-feira, 29 de maio.

Os números são animadores para a classe trabalhadora que luta diariamente por um futuro melhor. O levantamento aponta os desempregados diminuindo para 8,2 milhões entre fevereiro e abril, contra 8,6 milhões no primeiro trimestre de 2024, numa redução de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

TAXA DE OCUPAÇÃO BATE RECORDE!

Neste cenário de retomada, o país obteve um recorde de 100,8 milhões de trabalhadores ocupados no trimestre, com 38,1 milhões de empregados com carteira assinada, sendo o maior número desde o início da pesquisa em 2012. São essas notícias que importam. O emprego é fundamental para a vida. O trabalho não é só uma fonte de renda para sustentar a família, mas também a nossa principal caminhada na valorização da pessoa e no desenvolvimento da sociedade.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

A queda do desemprego e o aumento da renda indicam que neste ano de governo Lula, o PIB, que representa a soma total de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ser mais uma vez expressivo.