SINDICATO, 90 ANOS: LÉA – METALÚRGICA, POETA E POLÍTICA

Memória

No clima do mês da mulher, o memorável baú de fotos do Sindicato rende homenagens à companheira Léa cuja passagem entre nós se deu entre 1955 e 1988.

Uma mulher incrível, de luta e com várias facetas. A Léa metalúrgica (de 1974 a 1982), esteve na Comissão de Fábrica na Philips. Como líder grevista, chegou a ser detida pelo DOPs, onde apanhou e teve a clavícula quebrada. Entre 1982 e 1983, torna-se sindicalista.

A Léa política, em 1982, elegeu-se vereadora na cidade de Mauá pelo PT. Em 1986, candidatou-se a de[1]putada estadual.

A Léa poeta e ativista cultural, em 1988, viajou à Colômbia para realizar uma pesquisa de arte dramática. Neste mesmo ano, perde a vida num acidente de carro, na saída da cidade de Mauá.