DOM CLÁUDIO HUMMES: UM MINISTÉRIO VOLTADO PARA A JUSTIÇA SOCIAL E PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES

Memória

Abriu as portas da Matriz de Santo André para as assembleias dos grevistas quando a repressão interveio no Sindicato. “Defendeu os trabalhadores. Defendeu a floresta Amazônica e sempre se posicionou contra o desmatamento e a violência e que colocam povos indígenas em situação de vulnerabilidade. Obrigado por tudo, Dom Cláudio”, escreveu o presidente do sindicato Cícero Martinha em  postagem de pesar nas redes sociais.

Com uma nota de “pesar e esperança”, a Arquidiocese de São Paulo comunicou nesta segunda-feira (4), a morte do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo. Ele tinha 87 anos e morreu na própria residência, na zona Sul da capital paulista. Dom Cláudio estava em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer.

Uma vida de luta e esperança:

Bispo de Santo André no período em que o sindicalismo movimentou a classe trabalhadora com greves no ABC na virada das décadas de 1970/1980. Dom Cláudio sempre apoiou o movimento sindical e o enfrentamento contra a ditadura militar.