Unidos nós vencemos!

Palavra do Presidente

Nos barraram de toda a estrutura sindical combativa

17 de abril de 1982 é uma data importante no calendário deste sindicato. Nesse dia, retomamos a entidade das mãos dos interventores. Um período em que combatemos a repressão do governo ditatorial. Aliás, sofremos cinco intervenções, em diferentes décadas, 1930, 1940, 1960, no ano de 1979 e em 1980.

Nesta última, ficamos fechados sob as ordens seguidas de juntas de interventores, durante dois anos, já que em outro 17 de abril, em 1980, nos barraram de toda a estrutura sindical combativa. Fomos impedidos de organizar os trabalhadores coletivamente e até de processos jurídicos individuais. Mas a força da união venceu, fomos eleitos com o apoio da diretoria cassada. O ex-presidente Benedito Marcílio contribuiu para a eleição de Miguel Rupp.

Por isso, quando retornamos, sabíamos que havia muito que fazer em lutas de conquistas aos trabalhadores: e fizemos! Redução da jornada de trabalho semanal de 48 horas para 44 horas, que em 1986 entraria na Convenção Coletiva de Trabalho de São Paulo e na sequência, em 1988, seria colocada na nossa atual Constituição. Também tivemos uma enorme contribuição na conquista da obrigação na garantia de emprego aos acidentados no trabalho.

Participamos na linha de frente de várias construções sociais na vida dos trabalhadores. O próprio Sindicato de lá para cá, nesses últimos 40 anos, teve uma enorme evolução nas lutas pelos direitos da categoria. Se antigamente, só negociávamos com as empresas em situações de greve, hoje os empresários sentam para discutir nossas reivindicações bem antes disso.

Nesse recomeço, nos reafirmamos como uma entidade referência no processo de reabertura política e de desenvolvimento da democracia. Não nos esqueçamos, 1982 foi um ano importante para o Brasil que teve as primeiras eleições diretas após o golpe militar de 1964. O país votou para governador, senador, deputado federal e estadual, prefeitos e vereadores.

Receba o forte abraço fraterno dessa Presidência, sempre!