Força e tradição Metalúrgica

21 de abril é Dia do Metalúrgico e de Tiradentes, ambas comemorações representam a vontade libertária do povo brasileiro. Assim como o mártir da Inconfidência Mineira, os companheiros e companheiras da categoria metalúrgica são símbolo de luta e democracia.

A caminhada dos metalúrgicos está entre as histórias mais bonitas e representativas da classe trabalhadora no Brasil. Uma tradição que teve sua construção lá atrás, no início do século passado, assumindo um papel decisivo nos principais episódios político-sindicais, sobrevivendo, enfrentando, resistindo e recriando a sua identidade a partir de situações diversas, nas quais foi chamado a responder pelos desafios de sua representação e contestação de políticas e práticas danosas aos trabalhadores. Nunca fugimos da batalha!

Nossa categoria já passou por vários momentos, sempre combativa, organizada coletivamente pelos sindicatos e com muita garra. Não desistimos, atualmente, seguimos combatendo a fragilização dos direitos trabalhistas e os ataques diários à estrutura sindical.

Dos desafios que se impuseram e se impõe face aos últimos governos, onde querem cortar e acabar com todas as nossas conquistas, consideram, friamente, o trabalhador como uma ferramenta de produção que pode ser usada e substituída, trocada por outra. Mas vamos vencer, já vencemos!

Por uma política industrial atuante

O mundo anda fortalecendo a indústria, enquanto o Brasil tem enfraquecido. Precisamos nos manifestar contra isso. A indústria traz tecnologia, conhecimento, desenvolvimento e massa salarial. Cadê a nossa? O país precisa de uma política industrial que o faça crescer. Fazendo isso, estará respeitando a força de trabalho da população brasileira.

Por isso, temos batido nessa tecla e vamos seguir levando esse debate em nossas bandeiras. Não é por acaso que somos uma categoria extremamente importante que, através do movimento sindical, tem a sua história ligada em avanços em toda sociedade.

Aos trabalhadores e trabalhadoras, a todos e todas, o desejo de construirmos uma categoria cada vez mais forte! Conte com a luta desse sindicato e receba o fraterno abraço da Presidência, sempre!