CAMPANHA SALARIAL MOSTRA A FORÇA DO SINDICATO

Em Assembleia Geral de Campanha Salarial realizada na última sexta-feira, 04 de novembro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a proposta negociada com o Sindipeças, Sindforja e Sinpa. A pauta aprovada deve seguir como parâmetro para os demais grupos e empresas

Desse acordo, as duas principais reivindicações foram garantidas. A reposição total do 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até o momento, faltando apurar o mês de outubro, que será divulgado nesta quinta-feira, 10, está em 5,96%, bem como a renovação da Convenção Coletiva que assegura direitos estabelecidos. A data-base da negociação salarial dos metalúrgicos é de novembro a outubro.

Na avaliação do vice-presidente do Sindicato Adilson Sapão o saldo é positivo.  “Mediante a reforma trabalhista que tirou vários direitos dos trabalhadores, os companheiros e companheiras da nossa categoria ainda não sentem o reflexo desse desmonte graças a nossa Convenção Coletiva que mais uma vez é renovada e mantém importantes conquistas”, explica Sapão.

Já o presidente do Sindicato Cícero Firmino Martinha lembra que os últimos meses da data-base da Campanha Salarial vêm acompanhados de um momento de deflação. “Há certa dificuldade dos trabalhadores entenderem sobre a deflação. Um dos motivos é a taxa dos combustíveis que diminuiu e afetou a média do INPC. Só que o preço dos alimentos, tão caro no nosso bolso, segue crescendo. Por isso, a importância do Sindicato nesta conquista de valorização dos salários.”