AO SOFRER VÁRIOS RETROCESSOS NOS GOVERNOS TEMER E BOLSONARO, CLT VIVE O PIOR MOMENTO DE SUA HISTÓRIA

Nos últimos 80 anos, os trabalhadores e trabalhadoras nunca ficaram tão enfraquecidos à exploração no trabalho quanto agora. Nas discussões da Reforma Trabalhista, onde mais de cem artigos da CLT foram modificados, e da Lei de terceirização, autoridades políticas disseram que o Brasil estava desconectado do restante do mundo e que era necessário modernizar as leis do trabalho. Com esse argumento picareta e canalha, o que se fez, na verdade, foi precarizar a situação do trabalhador para aumentar o lucro do empregador.

Vice-presidente do Sindicato, Adilson Sapão, lembra que para aprovar a reforma e retirar direitos, o impopular governo Temer, junto com um Congresso de maioria patronal, contou uma das maiores mentiras da história do Brasil. “Eles mentiram muito. Recordo de toda a luta do movimento sindical e de setores progressistas da sociedade, alertando que era conversa para boi dormir, o fato de que a Reforma Trabalhista geraria mais empregos. E o resultado está aí, a piora nas condições de vida dos brasileiros. Estávamos certos”, diz Sapão que agora analisa um horizonte melhor com o atual governo. “A vitória do presidente Lula representa um momento de esperança no fortalecimento da CLT e consequentemente de retomada nas melhorias para a classe trabalhadora.”