Bicentenário da Independência é celebrado pelo movimento sindical

Não só como homenagem, mas também como reflexão, nessa contradição da história: a evidência ontem, o desconhecimento hoje, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB expõem uma seleção de 200 nomes de personalidades que impactaram  e influenciaram a vida dos trabalhadores desde 1822.

São nomes, de formação e setores diversos no campo progressista, que, cada qual à sua maneira e em seu tempo, contribuíram para o desenvolvimento da classe trabalhadora. O levantamento e o estudo desta galeria de trabalhadores é fruto de uma ampla pesquisa de um grupo de trabalhado organizado pelas centrais.

É das muitas pessoas que aceitaram o bom combate, dos últimos 200 anos, que progredimos até aqui, desde as lutas pela independência, pela República, pela abolição, passando pelo modernismo, pelo trabalhismo dos anos de 1930, pelas primeiras lutas sindicais e políticas, pela resistência à ditadura militar, pela redemocratização, construção das centrais sindicais, até os dias atuais.