SAPÃO: SOLIDARIEDADE PARA RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

Palavra do Presidente

Neste desastre climático sem precedentes que atinge 446 municípios dos 497 do Rio Grande do Sul, com mortes, desabrigados, famílias e cidades destruídas pelas inundações – quase 1,5 milhão de pessoas afetadas -, uma onda de solidariedade, com campanhas de doações e de voluntários para somar esforços no resgate, tem tomado conta do país.

É impossível ver as terríveis imagens das enchentes, acompanhar o número de pessoas que perderam a vida, a família, a casa, o emprego, perderam tudo e não ficar consternado. Nessas horas de apuros a solidariedade é fundamental. Movimento sindical, movimentos sociais, toda sociedade civil e prefeituras de outros estados têm se mobilizado para levar apoio às vítimas. É brasileiro socorrendo brasileiro.

Foto: Agência Brasil / Joédson Alves

SÓ DOE PARA ENTIDADES SÉRIAS

O que o ser humano tem de pior, infelizmente, também dá as caras. Abusos e estupros em abrigos, saques e roubos, diante de toda a tragédia, tem sido uma revoltante realidade para as autoridades combaterem.

Do mesmo modo, em relação as doações, há pessoas canalhas tirando proveito, por isso é preciso doar para entidades sérias, governamentais ou institucionais.

Um exemplo é a ação unificada das centrais sindicais que foi Batizada de “Unidos pela Reconstrução do Rio Grande do Sul”, destacando “Solidariedade, Ação, Preservação de Vidas, de Empregos e Direitos”. Participam: Força Sindical, CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública Central do Servidor.