O FUTURO DO QUE CONVERSAMOS: RETROSPECTIVA 2022, PERSPECTIVA 2023

Palavra do Presidente

Obrigado!

Começamos este editorial de fim de ano com agradecimentos. Agradecimento a você metalúrgico e metalúrgica. Obrigado por ter fortalecido a luta da nossa categoria fazendo parte do Sindicato. Saber que vocês estão aí nas fábricas, trabalhando, mobilizando e participando das nossas assembleias e campanhas, sempre na busca por conquistas e manutenção de direitos, pensando em avanços coletivos, é gratificante, é fantástico!

Política de valorização do Salário-mínimo

Depois de quatro anos sem aumento real de salário mínimo, um dos absurdos do atual governo que abordamos por aqui no decorrer de 2022, o presidente eleito, Lula, já anunciou que teremos todo ano aumento real, sendo reajustado acima da inflação.

No período das eleições, durante entrevista ao Ratinho no SBT, o apresentador perguntou: Como é que o Lula vai aumentar o salário mínimo? A resposta veio direta e rápida: “Aumentando!”  Assim, com a tranquilidade  de quem  sabe o caminho. No plano divulgado do novo governo: reajuste pelo INPC do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos anteriores.

As prioridades

Há várias urgências, o combate à fome, à miséria e a desigualdade. Recuperar os desmontes na Educação e na Saúde. Combater o desmatamento e fortalecer o Ministério do Meio Ambiente. Retomar o crescimento econômico e reduzir o desemprego, gerando empregos de qualidade. Recuperar os investimentos em ciência e tecnologia, bem como a imagem do país no exterior, que foi desgastada e rebaixada no governo Bolsonaro.

Afirmação de direitos

Os retrocessos dos últimos governos, em todas as políticas sociais e econômicas na vida dos trabalhadores, devem cessar e, as possíveis, serem revertidas, com o governo Lula, para o Brasil dar um novo salto rumo a um Estado de bem-estar social, não só na classe trabalhadora, mas em todos os setores da sociedade.

O amor venceu!

A vitória do amor contra o ódio foi sentida por milhares de brasileiros que, após a vitória histórica de Lula com 60.345.999 votos, usaram essa expressão para desabafar e expressar a alegria da conquista. E não podia ser diferente, ganhou o lado que defende a democracia e respeito e pensa no crescimento social e próspero da população, superando milhões de fake news, fundamentalismo, intolerância, manipulação e violência política. Vencemos! Viva o amor! Viva o Brasil!

O vento mudou, 2023, promete!

Com novo e experiente presidente, começaremos 2023 na expectativa de que o ano seja produtivo, trazendo bons indicadores de empregos, salários e produção.  O próprio Lula, que já anunciou Fernando Haddad como ministro da Fazenda, disse que o governo vai trabalhar num ambiente favorável aos investimentos privados,  ao mesmo tempo, de contas públicas que permitam o investimento do Estado, com medidas para deixar o cenário brasileiro mais lucrativo para todos.

Nosso Sindicato, 90 anos, aqui tem história!

Os metalúrgicos de Santo André e Mauá caminham para um aniversário especial de nove décadas da entidade. Naquele 23 de setembro de 1933, com a fundação, começou oficialmente uma das experiências mais significativas no processo de formação da classe trabalhadora no país. Desde então, a categoria, aqui na região do ABC, assumiu papéis decisivos nos principais eventos políticos-sindicais e sociais.

E Vamos comemorar muito, pois sobrevivemos e recriamos a nossa identidade de luta a partir de conjunturas econômicas e políticas diversas, nas quais fomos chamados a responder pelos desafios da representação e contestação de políticas e práticas prejudiciais aos trabalhadores.