METALÚRGICOS E METALÚRGICAS DE SANTO ANDRÉ E MAUÁ VÃO ÀS URNAS

Numa sociedade democrática, uma eleição é sempre um ato de cidadania. Por isso, os trabalhadores e trabalhadoras da categoria metalúrgica de Santo André e Mauá têm um compromisso importante com democracia representativa que se faz presente na luta coletiva da entidade de classe.

Confira a seguir as principais orientações e explicações sobre o pleito do Sindicato que será realizado nos dias 12 e 13 de abril, para que o voto seja exercido com tranquilidade e segurança.

O que é a eleição do Sindicato?

A eleição do Sindicato elege metalúrgicos e metalúrgicas para dirigir a entidade por quatro anos.

Por que eu devo votar?

A grandeza do Sindicato para defender e lutar pelos direitos da categoria está na participação dos sócios e sócias. Quanto mais companheiros e companheiras participarem da eleição, maior é o poder de atuação da entidade nas negociações com as empresas.

Qual é o papel da diretoria do Sindicato?

Negocia com a direção das empresas acordos como PLR, Convenção Coletiva de trabalho e questões específicas relacionadas ao dia a dia dos trabalhadores nas fábricas, além de fiscalizar as condições de trabalho. Organiza a luta na defesa dos direitos e em busca de conquistas que vão desde melhorias no ambiente de serviço a ganhos econômicos e sociais. Coordena os departamentos da entidade sindical que dão suporte aos metalúrgicos e metalúrgicas como jurídico, saúde e relações sociais.

Quem pode votar?

Associados, associadas e aposentados sindicalizados. Demitidos a partir de 10 de janeiro que tenham sido associados pelo menos seis meses antes da demissão.

Como votar?

Nas empresas com mais de 5 sócios do Sindicato as urnas vão passar nos locais de trabalho nos dias da votação. Quem trabalha em fábricas com menos de 5 trabalhadores sindicalizados pode votar na sede em Santo André das 8h às 19h.

Fiscalização

Para garantir a transparência da eleição, uma comissão eleita pelos trabalhadores em assembleia conduzirá o processo eleitoral.