A ORIGEM DO 8 DE MARÇO E A LUTA QUE CONTINUA

O Dia Internacional da Mulher representa as lutas da população feminina na transformação da sociedade, que, depois de séculos de exclusão social, expressa a importância de atitudes para garantir às mulheres condições de vida digna e igualdade de direitos e oportunidades.

Como tudo é produto da história e as conquistas não são efeitos da natureza, longe disso, mas fruto de mobilizações sociais e ações políticas, é sempre bom lembrar a origem da data no processo de luta metalúrgica. No final do século 19, tivemos a contestação e reivindicação de mulheres operárias, que se organizavam contra patrões por melhores condições de trabalho.

Um episódio que simboliza esse período, aconteceu em 1911, numa fábrica em Nova Iorque, onde trabalhadoras fizeram greve pela redução da carga horária de trabalho. Uma luta por igualdade de gêneros, pois recebiam menos que os homens pela mesma jornada de trabalho. No final, elas foram trancadas no prédio e um incêndio criminoso matou 130 delas.

De lá pra cá, entre tantos enfrentamentos, é urgente combater o preconceito que segue como base de opressão contra as mulheres numa sociedade ainda machista e dominada por homens. Temos a consciência de que esse preconceito não é apenas uma posição pessoal, mas estrutural e antigo. Um preconceito que de tão grave e perigoso gera morte e assassinato que Lei Maria da Penha trouxe à tona e combate.

Contem com a luta do nosso Sindicato, mulheres.