AS PAUTAS DOS TRABALHADORES NO NOVO GOVERNO LULA

O movimento sindical brasileiro, por meio das lideranças das maiores centrais sindicais e federações de trabalhadores do país, teve um encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, primeiro de dezembro, em Brasília. Na reunião, representantes de diversas categorias falaram quais seriam as prioridades da classe trabalhadora e do mundo do trabalho para 2023.

Em sua página nas redes sociais, Lula postou fotos com os sindicalistas e escreveu: “Vamos construir uma país com mais direitos e dignidade para trabalhadores, gerar empregos e estimular novos mercados. E vamos fazer isso ouvindo todos.”

Entre as demandas apresentadas, do que foi noticiado sobre o encontro, tem a questão central da política de valorização e recuperação do salário mínimo, que tanto comentamos neste espaço durante os quatro anos desastrosos deste governo atual.

FORTALECIMENTO DOS SINDICATOS

Precisamos de uma reorganização das formas de custeios dos sindicatos que foram enfraquecidos nos últimos anos por inciativas que atacam a representação coletiva da sociedade. Este ponto foi colocado a Lula, propondo a valorização das negociações e da organização sindical. A proposta apresentada não é da volta do imposto sindical, mas de uma contribuição debatida com os trabalhadores em assembleia, onde eles podem, democraticamente, decidir o valor do custeio para seguirmos na defesa da categoria. Nada mais justo. Assim, o sindicato bem sucedido na negociação terá fonte de sustentação.

Conte com a luta do nosso Sindicato. O forte e fraterno abraço desta presidência, sempre!