CÍCERO MARTINHA: 35 ANOS DA CONSTITUIÇÃO E CONQUISTAS QUE TIVERAM A MÃO METALÚRGICA

Conversa com a Sociedade

No último dia 05, comemoramos 35 anos da Constituição Federal, conhecida como a Constituição Cidadã, por ampliar direitos essenciais à sociedade. Em 1988, nesta data, exatamente a partir das 15h50 a democracia, mesmo não sendo a dos sonhos, após 21 anos de regime militar, passava a ter voz no Brasil.

É emocionante lembrar disso. Houve uma luta fundamental para que tivéssemos a conquista de uma Constituição mais voltada para as questões sociais. O país nunca teve uma Constituição ao nível desta de 1988, promulgada pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães.

DIREITOS ASSEGURADOS

Entre as conquistas que nasceram da luta dos metalúrgicos, e passou para todos os trabalhadores e trabalhadoras, tivemos a redução da jornada de trabalho de 48 horas para 44 horas semanais. Outro avanço que também participamos, em mobilização, foi a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), aliás, para quem tinha dúvida viu na pandemia a importância dele na vida dos brasileiros.

Sem falar no direito ao voto, com a eleição em todos os níveis, municipais, estaduais e federais. E como o próprio Ulysses dizia: “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.”