SINDICATO CELEBRA A CONSCIÊNCIA NEGRA NESTE SÁBADO

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, vem ganhando força no país e conscientizando a sociedade sobre a luta pela igualdade racial e contra o racismo. A data escolhida pelo movimento negro por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares será destaque, como acontece tradicionalmente, na programação de atividades do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Neste sábado (18), das 10h às 19h, acontece a Feira Afro, em parceria com o Instituto Afro Brasil, na sede da entidade, em Santo André. O evento conta com barracas de roupas, artesanato, capoeira, exposição e desfile afro idealizado pela Central Produções . “Nosso evento coloca na pauta a importância em discutiras questões do negro na sociedade”, diz o presidente do Instituto Afro Brasil, José Gomes.

Para o diretor do Departamento de Igualdade Racial, Pedro Paulo, o Sindicato, ao apoiar o movimento negro da região, fortalece a luta antirracista. “O preconceito está aí no dia a dia, toda hora, naturalizado e defendido em muitas situações como apenas uma brincadeira, num padrão que segue se repetindo em atitudes e falas discriminatórias, por isso é importante o enfrentamento de toda sociedade”, afirma o diretor.

ALÉM DO NOSSO EVENTO, VEJA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES DA CONSCIÊNCIA NEGRA

17/11 – 15h: Palestra Saúde da População Negra, no Fundo Social de Solidariedade, Rua do Progresso, Rio Grande da Serra

20/11 – 10h: 18ª Marcha Zumbi dos Palmares 2023, na Praça do Relógio no centro de Mauá

20/11 – 14h: 20ª Marcha da Consciência Negra, no Masp, em SP