EM OSASCO, SINDICATOS ORGANIZAM ATO EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES

A denúncia de descaso com a vida da classe trabalhadora ganhará força no próximo 28 de abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Isto porque entidades sindicais da região, organizadas pelo Cissor (Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social), vão se reunir na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região num ato para lembrar as vítimas e denunciar a precarização, a falta de segurança e fiscalização.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, já confirmaram presença. As duas instituições federais podem e devem criar ações para barrar a tragédia que tem se tornado os acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Só em 2022, o país registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de mortes provocadas por esses acidentes chegou a 2,5 mil. O levantamento foi divulgado em 29 de março pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e diversos órgãos do governo federal.

ACIDENTES PODEM SER EVITADOS

“A maioria dos acidentes de trabalho é previsível, logo tem condição de ser prevenido, evitado. Mas, para isso, é preciso existir vontade, comprometimento com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras e, claro, fiscalização”, destaca o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Gilberto Almazan (Ratinho).

O tradicional evento também tem o objetivo de cobrar providências, por parte dos órgãos competentes, para que novos acidentes não aconteçam. “Faltam auditores fiscais e há anos fazemos esta denúncia. A política adotada pelo último governo de sucatear as estruturas e os órgãos de fiscalização é uma das responsáveis pelo aumento nos acidentes e doenças de trabalho em todos os setores”, alerta o presidente do Cissor, Elias de Gois.

INSCREVA-SE – Interessados em participar do ato, de[1]vem se inscrever pelos e-mails secretaria@sindmetal. org.br (Celia/Sindmetal), ana.sinecovel@hotmail.com (Ana/Sinecovel) ou ainda pelo SindZap (11) 9 6078-0209.