OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA NA REGIÃO DO ABC

Palavra do Presidente

Na semana passada, o jornal SP1 da Rede Globo fez uma matéria sobre o PIB no Estado de São Paulo, baseada na pesquisa inédita da Fundação Seade, com dados específicos para regiões de Guarulhos, ABCD, Osasco e Capital. O levantamento mostrou que os 39 municípios da região metropolitana são responsáveis pela maior parte da riqueza estadual, representando 50,02% do PIB paulista.

Vamos ao quadro: a Capital aparece com 29,5%, seguida por Osasco, 9,8%, depois Guarulhos, 5,5% e o nosso ABCD chega a 5,4%. Na comparação do primeiro trimestre deste ano com o último do ano passado: a região de Osasco teve crescimento de 1%, São Paulo e Guarulhos aumentaram 0,7% e, num quadro preocupante, a região do ABCD registrou queda de 0,4%, no mesmo período.

Para comentar os números, a reportagem entrevistou, o pesquisador da Fundação Seade, Vagner Bessa. Em sua análise todas as economias passam por processo de restruturação e acabam achando um caminho, “mas é preciso políticas locais que sejam favoráveis a atrair investimentos e políticas macroeconômicas.”

Para enfrentar os desafios, o especialista destacou que “o ABC tem sindicatos estruturados, empresários que conhecem a região e líderes políticos interessados no desenvolvimento regional”, que devem ajudar na nossa retomada industrial.

Como presidente do Sindicato, também fui entrevistado, o trecho da minha fala levada ao ar, foi justamente um cenário que eu venho chamando a atenção, a questão da guerra fiscal, onde empresas deixam a região por causa de altos benefícios de outros municípios. Esta competitividade que é feita de maneira desigual precisa ser debatida e vamos debater.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *