PROTEÇÃO AMBIENTAL E A CONQUISTA ECONÔMICA

Conversa com a Sociedade

A preservação do meio ambiente não é só essencial para nossa vida no planeta, mas também, cada vez mais, decisiva para o desenvolvimento econômico. E o Brasil tem tudo para ser protagonista de seu destino, além de se tornar uma liderança mundial, desde que seja, verdadeiramente, consciente de suas potencialidades naturais, somada a propostas de políticas públicas para transformações sociais, como vem fazendo o governo Lula.

Um exemplo desse foco ambiental foi dado na terça-feira da semana passada, 11 de julho, quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou a Conferência Ambição Brasileira: Infraestrutura e Transição Climática. Lá, um dos principais desafios apontados foi o de tratar de maneira equilibrada o crescimento econômico com a redução de poluentes, além do uso sustentável dos recursos naturais do país.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o compromisso de investir em projetos que modernizem o setor produtivo brasileiro e apontou que o aumento no número de financiamentos em 2023 caminha para isso. “Vamos superar no mês que vem todo o investimento em infraestrutura feito no ano passado. O Brasil não tem mais tempo a perder para se reindustrializar e para modernizar sua estrutura produtiva para avançarmos em infraestrutura”, afirmou Mercadante.

Não podemos negar jamais a tragédia ambiental que o modelo de desenvolvimento através da exploração gananciosa e irracional dos recursos naturais adotados no mundo, nas últimas décadas, levou o nosso planeta a esse estado de emergência com as mudanças climáticas. O Brasil grande é esse com ações sustentáveis espalhadas por todos os setores da sociedade, sendo referência mundial. Esse é o crescimento que interessa, transformar o Brasil em uma potência verde.