SAPÃO: ATÉ AQUI, OS ASSOCIADOS FIZERAM POR TODOS

Sindicatos atuantes e fortes são fundamentais para que uma categoria seja capaz de encarar negociações e campanhas salariais com benefícios aos trabalhadores, conquistando, por meio de muitas lutas, aumentos dignos e mantendo direitos históricos.

Por isso, acompanhamos a votação do STF (Supremo Tribunal Federal) que já fez maioria para validar a contribuição assistencial a sindicatos por todos os empregados da base. O valor definido pelos próprios trabalhadores, o que é muito diferente do imposto sindical.

UMA JUSTA CONTRIBUIÇÃO

Usemos uma imagem para explicar a justiça, bem como a importância desta proposta. Um amigo convida várias pessoas para um churrasco no qual cada um vai levar um item, uma cerveja, um quilo de carne, um doce para sobremesa etc. e tal. Entre toda essa corrente de colaboração, alguém vai, come, desfruta do evento em todos os sentidos, mas não leva nada, não contribui, ou seja, recebe todas as graças que o banquete proporciona, mas não participa da realização do ato.

Até essa decisão, só os sócios e sócias contribuem com as conquistas do Sindicato que beneficiam toda a categoria. À vista disso, é importante esclarecer que os associados não vão contribuir duas vezes. No entendimento do STF, os não associados também precisam colaborar pelas ações da entidade sindical.

O sindicato fortalecido provoca temor em certos níveis de interesses de parte do empresariado, que só enxerga o trabalhador como um número e que pode ser dispensado e tratado de qualquer maneira, sem direitos. Por essa razão, o movimento sindical é sempre atacado.