CÍCERO MARTINHA: 40 ANOS DO MOVIMENTO DIRETAS JÁ!

Conversa com a Sociedade

Quarenta anos se passaram do importante movimento das Diretas Já, que contribuiu para mudar a cara do Brasil e torná-lo democrático.

Diante da grandeza deste episódio que marcou o ano de 1984, a partir desta edição, eu vou comentar, aqui no nosso espaço, uma sequência de publicações sobre este memorável assunto.

Neste primeiro ato, lembro que trata-se das maiores manifestações públicas da história do Brasil. Nos dias 10 e 16 de abril, por exemplo, cerca de um milhão de pessoas se mobilizaram primeiro na Praça da Candelária, no Rio de Janeiro, e depois mais de um milhão de manifestantes no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Toda essa massa disposta a derrubar o legado do regime militar e exigir eleições diretas para presidente da República.

Esses comícios foram o grande clímax de um movimento nacional que começara anos antes, por iniciativa de movimentos sociais, dos sindicatos com a classe trabalhadora e a ação do Partido dos Trabalhadores, fundado em 1980, que estavam acostumados a desafiar a ditadura com a liderança e a coragem de dirigentes sindicais.

Vale lembrar que desde o final da década de 1960, nossas greves aconteciam e eram bem sucedidas, chamando a atenção de todo o Brasil. Aliás, o movimento, que recebeu o nome de Diretas Já, ganhava as ruas do país desde novembro de 1983 a abril.

Aqui em Santo André, o nosso Sindicato completava dois anos da vitória contra a intervenção (de 1980 a 1982) e seguíamos preparando a categoria para várias lutas nacionais como a da redução da jornada de trabalho. Mas isso, fica para a próxima edição!

1 thought on “CÍCERO MARTINHA: 40 ANOS DO MOVIMENTO DIRETAS JÁ!